domingo, 30 de maio de 2010

Educação e Tecnologia

“[...] É necessário repensar a escola e a educação no sentido mais amplo. A escola deve ser menos lecionadora e mais organizadora de conhecimento, articuladora dos diversos espaços do conhecimento.” (Dowbor, L., 2001)

As tecnologias caminham com o homem ou o homem caminha com as tecnologias?

A escola precisa caminhar com o desenvolvimento. Deixar que o aluno fique preso a um conhecimento restrito, elaborado e acabado, como exemplo o livro didático é quase um descaso. O mundo de transformações que vivenciamos a todo instante, exige que o professor seja tão versátil quanto é a quantidade de informações que nos cercam, buscando acompanhá-las, via televisão, pela internet ou nos diversos meios de comunicação da vida cotidiana, porém saber selecionar essas informações é a melhor forma de organizar o conhecimento que o aluno pode utilizar como aprimoramento do currículo. É preciso que o professor saiba articular e aprimorar essa avalanche de conhecimento em beneficio de um aprendizado dinâmico e preparatório para a vida em geral. O conhecimento somente pode ser válido quando tem um objetivo, quando ele é obsoleto, guardado em qualquer “gaveta”, não tem sentido algum, mas quando aprendemos quando, onde e de que modo utilizá-lo, tudo torna-se mais simples, portanto organizado. Só assim o homem poderá caminhar em parceria com o desenvolvimento tecnológico.

www.marcilenevp.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário